Regular  |   Esportivo

Quem somos

A Associação Nikkei do Rio de Janeiro foi fundada em 15 de julho de 1972, no então estado da Guanabara.

Com a mudança da Embaixada do Japão para Brasília, o primeiro Cônsul Geral Sr. Kizo Araki, conhecedor dos problemas da colônia e preocupado com a não existência de uma entidade representativa dos japoneses e seus descendentes, orientou figuras de destaque para o estabelecimento de um centro de intercâmbio.

Assim na manhã de 11 de março de 1972 realizava-se a primeira reunião oficial pró-fundação da entidade. O nome foi escolhido por ser uma organização que seria mais tarde dirigida por descendentes de japoneses, primordialmente, e destinada à colônia.

Seu primeiro Presidente eleito foi o Senhor Hitoshi Fujihara.

A Associação, com o decorrer dos anos foi mudando, crescendo e se adaptando aos costumes e preceitos brasileiros, mas seus objetivos e propósitos continuaram:

  • Promover a cultura do país oriental,
  • Divulgar os costumes e tradições do Japão,
  • Fazer o intercâmbio entre os países amigos, especialmente o Japão,

Além de ser um ponto de referência da comunidade nikkei da cidade do Rio de Janeiro.

Formalmente a Associação Nikkei do Rio de Janeiro é uma entidade, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, constituída pela união de número ilimitado de pessoas físicas ou jurídicas, sem distinção de nacionalidade, religião ou raça, que apóiem os propósitos sociais, e regido por Estatuto próprio de 7 de dezembro de 2003 e pela legislação em vigor.

Atuamos, em sede própria, no desenvolvimento da cultura física e atividades esportivas. Promovemos atividades educativas, culturais, beneficentes e sociais e de intercâmbio cultural entre povos do Brasil e outros países, prestamos e procuramos oferecer serviços e espaços adequados aos associados e à comunidade do Rio de Janeiro, contribuindo com os propósitos sociais, beneficentes e de crescimento dos participantes.

Tour virtual pela Nikkei

Nas fotos abaixo você poderá ver nosso espaço

topo