Regular  |   Esportivo
04.12.17 - DIA NACIONAL DO JAPÃO

Data Nacional do Japão comemorado no Rio de Janeiro

O cônsul-geral Yoshitaka Hoshino e esposa Madoka Hoshino, junto ao cônsul-geral adjunto Ken Kondo, receberam seus convidados em comemoração à Data Nacional do Japão no Hotel Windsor Flórida em 4 de dezembro de 2017. Com abertura dos tambores japoneses pelo Rio Nikkei Taiko, a mestre de cerimônia Marcelle Serrão Faria anunciou a apresentação do Hino Nacional Brasileiro pela cantora lírica Miho Hikichi, e o do Japão pelos alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro.

Cônsul-geral Yoshitaka Hoshino dirigiu-se aos presentes em língua vernácula nessa comemoração antecipada do aniversário de S.M. o Imperador do Japão, que é a Data Nacional do Japão: disse que o imperador Akihito, que faz 84 anos em 23 de dezembro, é o terceiro imperador mais longevo seu pai, o imperador Showa, completou 89 anos, e o imperador Gomizunoo, 85 anos. Citou que o &ldquorelacionamento entre a Casa Imperial e o Brasil é muito profundo&rdquo, tendo o imperador atual visitado o Brasil em 1997, e como príncipe herdeiro em 1967 e 1978. Entre outros assuntos, o líder do Consulado falou sobre a vinda de Suas Altezas o príncipe Akishino e a princesa Kiko em 2015 Jogos Olímpicos no Rio e a visita do presidente Temer ao Japão em 2016 abertura em 2017 de Japan House em São Paulo, primeira das 3 do mundo e já com 460.000 visitas citou o desejo do governo japonês do Judô integrar currículo da rede pública no Brasil externou a diplomacia estratégica do ministro dos Negócios Estrangeiros Taro Kono. Finalizou almejando o fortalecimento dos laços de amizade entre o Brasil e o Japão, e desejando saúde e vida longa ao imperador e a todos os presentes.

Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, conclamou os brindes ao imperador Akihito.

Os convidados apreciaram exposição de origami do grupo &ldquoDobrando Com Arte&rdquo, estandes das empresas japonesas Nissan, Canon, Japan Radio Co. e Ajinomoto.

Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro

  • Vida longa ao Imperador do Japão. 2) Abertura e Hinos Nacionais. 3) Ilustres presenças. 4) De muitas instituições. 5) Recepção carinhosa. 6) Produtos japoneses.

岡川・モンテイロ・照子

Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

topo